LUCIANO DOREA MARTINEZ CARREIRO

Cadeira nº 26 – Patrono: CÁRMINO LONGO

Nasceu em Salvador, Bahia, em 10 de maio de 1972, filho de Evaristo Martinez Carreiro e Leda Marlene Dorea Martinez. Cursou o ensino infantil na Escola Santo Antônio de Pádua e os ensinos fundamental e médio no Colégio Estadual João Florêncio Gomes, onde obteve formação técnica em contabilidade (1986-1988).

Fez graduação em Direito na Universidade Católica do Salvador (1990-1993). Obteve o grau de mestre em Direito na Universidade Federal da Bahia (2002) e na Universidade Castilla La Mancha, Espanha (2006). Doutorou-se em Direito pela Universidade de São Paulo (2012).

É também Especialista em Direito Processual (Orientador J. J. Calmon de Passos – UNIFACS – 1996-1997), em Direito Constitucional do Trabalho (Orientador José Augusto Rodrigues Pinto, UFBA – 2008-2010) e em Direito Previdenciário (Orientador Fábio Zambitte Ibrahim, JUSPODIVM – 2008-2010). Fez extensão universitária em Mediating the Litigated Case pela Pepperdine University, P.U., Estados Unidos (2014).

Foi professor substituto da UFBA (1997-1998) e professor contratado da Universidade Salvador (2003-2009) e da Faculdade Rui Barbosa (2006-2009).

Desde 2010 é professor (atualmente, adjunto) dos cursos de graduação, mestrado e doutorado em Direito da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, onde leciona Direito do Trabalho, Direito da Seguridade Social, Processo do Trabalho e Metodologia do Trabalho Científico.

É professor convidado em diversos Programas de Pós-graduação (PUCRS, PUCSP, UCS, USP, UERJ, UFRGS, UFG, UFC, FDV DAMÁSIO, CERS entre outros), em diversas Escolas de Advocacia (ESADs) e Escolas Judiciais do país (ENAMAT e Escolas Judiciais dos TRTs de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe).

É Juiz do Trabalho desde 1995, ora Titular da 9ª Vara do Trabalho de Salvador.

É sócio-efetivo, mediante apresentação de tese, do Instituto Bahiano de Direito do Trabalho, IBDT (desde 2002). É Titular da Cadeira 52 da Academia Brasileira de Direito do Trabalho (desde 2009) e também Titular da Cadeira 26 da Academia de Letras Jurídicas da Bahia (desde 2013).  Desde 2016 é Acadêmico Correspondente da Academia Sul-Rio-Grandense de Direito do Trabalho, Academia Sul-Rio-Grandense de Direito do Trabalho.

É o Diretor de Publicações Científicas da Academia Brasileira de Direito do Trabalho no biênio 2018-2020, tendo assumido o mesmo cargo no biênio 2016-2018.   Foi o Diretor Secretário da Academia Brasileira de Direito do Trabalho no biênio de 2014-2016..

Desde 2017 é membro do Instituto de Pesquisas e Estudos Avançados da Magistratura e do Ministério Público do Trabalho – IPEATRA

Em 2014 recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do TRT da 11a Região (AM), no Grau Oficial (AM). Em 2011 foi contemplado com a Comenda da Ordem do Mérito Ministro Silvério Fernandes de Araújo Jorge, no grau Mérito Ouro, TRT 19 – Tribunal Regional do Trabalho da 19a Região – Alagoas. Em 2010 foi merecedor do título de Sócio-Honorário da Associação dos Advogados Trabalhistas de Pernambuco, AATP.  Em 2008 ganhou a Medalha Arnaldo Süssekind, da ANDT – Academia Nacional de Direito do Trabalho e em 2007 foi agraciado com a Medalha do Mérito Judiciário, AMATRA 5 – Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5a Região. É o ganhador da edição de 2004 do Prêmio Jurídico Nacional Orlando Gomes/ Elson Gottschalk, da ABLJ – Academia Brasileira de Letras Jurídicas.

Em 2013 foi contemplado com o título de Melhor Tese de Doutorado do Departamento de Direito do Trabalho e da Seguridade Social da Faculdade de Direito da USP do Ano de 2012, tendo recebido Moção de Louvor pelo Tribunal Regional do Trabalho da 5a Região em decorrência da publicação da obra Condutas Antissindicais. Em  2012 foi distinguido com a Medalha do Mérito Laboral 2012, Academia Pernambucana de Direito do Trabalho.

Em 2012 recebeu os títulos de distinção, louvor e recomendação de publicação para a Tese de Doutorado apresentada perante o Programa de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo – USP. Em 2002 recebeu também os titulos de distinção, nota máxima e recomendação de publicação para a Dissertação de Mestrado apresentada perante o Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal da Bahia, PPGD – UFBA.

Entre as dignidades oferecidas pelo reconhecimento discente, foi Nome da Turma dos Formandos em Direito da Universidade Salvador, UNIFACS nos anos de 2012 e 2008, tendo sido, em 2007, escolhido Paraninfo da Turma dos Formandos em Direito da Universidade Salvador, tendo recebido na mesma instituição de ensino o título de Docente Destaque no ano de 2003.

Em 2010 foi aprovado em 1º lugar no Concurso Público para Professor Assistente em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, UFBA e em 1995 foi aprovado em 2º lugar no Concurso Público para Ingresso na Magistratura do Trabalho do TRT da 5ª Região- Bahia, TRT 5 – Tribunal Regional do Trabalho da 5a Região – Bahia.

É membro do Conselho Editorial de diversos periódicos científicos. Possui mais de quatrocentos ensaios e artigos publicados em periódicos científicos e livros no Brasil, Espanha e Portugal. Já proferiu mais de duas centenas de palestras e conferências. Já ministrou mais de uma centena de cursos.  Foi examinador em muitas bancas de graduação, especialização, Mestrado e Doutorado em algumas das principais universidades brasileiras entre as quais USP, UFRGS, PUCRS, UNICAP, UCS, UFBA e UNEB.

A sua obra mais conhecida é o Curso de Direito do Trabalho, publicado pela Editora Saraiva, mas é merecedor de muitas referências bibliográficas também pelas obras “Condutas Antissindicais” e “Reforma Trabalhista”, ambas publicadas pela editora Saraiva. A obra em coautoria com Ivan Kertzman, chamada de “Guia Prático da Previdência Social”, publicada pela Editora JusPodivm, é  uma das mais vendidas no âmbito previdenciário.

Merece também destaque a obra “Dicionário Brasileiro de Direito do Trabalho”, publicada pela LTr, de que é coordenador e autor de diversos verbetes.

É colunista do Jornal A Tarde, em matérias previdenciárias, desde 2005.

Sua produção intelectual pode ser acompanhada pela Plataforma Lattes em http://lattes.cnpq.br/8883729921865765