PAULO FURTADO

Cadeira nº 37 – Patrono: SEVERINO VIEIRA

Nasceu em Salvador, a 29 de março de 1944, filho de Antonio Britto Furtado e  Letícia Bastos Furtado.

Frequentou o Colégio Maristas/ São Paulo e graduou-se em Direito pela Universidade Católica do Salvador em 1968. Pela mesma Universidade pós-graduou-se em Metodologia do Ensino Superior na Faculdade de Educação. Pela Universidade Federal da Bahia, obteve o título de Mestre em Direito em 1980.

É Membro do Colégio dos Presidentes dos Tribunais dos Estados; Membro da Comissão Permanente de Revisão Constitucional do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça; Membro do Instituto dos Advogados da Bahia; Membro da Academia de Letras da Bahia; Ex- Membro do Conselho Superior do Instituto dos Advogados da Bahia; Ex- Representante da Secretaria de Justiça da Bahia no Conselho Estadual de Menores e na Academia de Letras Jurídicas da Bahia é o primeiro titular desta Cadeira, de que é patrono o Prof. Severino Vieira.

São suas obras publicadas: Direito Privado Econômico; Execução; Lei de Arbitragem Comentada; Breves Comentários às Leis nº 10.352, de 26.12.2001/nº 10.358, de 27.12.2001/ nº 10.444, de 7.5.2002 (modificações no CPC).

No biênio 1992/1994, foi presidente do Tribunal de Justiça da Bahia; de 1979 a 1982 ocupou a chefia da Casa Civil do Governo do Estado da Bahia e no ano de 1977 foi Chefe de Gabinete da Secretaria da Justiça da Bahia (nomeado para responder pelo expediente da Pasta, nos impedimentos eventuais do seu Titular). Desempenhou, também, as seguintes funções: Adjunto da Administração Regional de Salvador, da Companhia Hidroelétrica do São Francisco – CHESF; Advogado do Banco do Brasil;  Advogado Monitor da comissão de Assistência Jurídica da OAB-Ba; Presidente do Conselho de Administração da Empresa Gráfica da Bahia EGBA; Presidente do Conselho de Administração do Departamento de Edificações Públicas –DEP-Ba; Diretor da Escola de Preparação e Aperfeiçoamento de Magistrados EPAM – BA.

É Desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia e Ministro Convocado do Superior Tribunal de Justiça.

Na atividade docente foi: Professor de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito da UFBA; Professor de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito da UCSAL; Professor de Instituições de Direito Público e Privado da Faculdade de Economia da UCSAL; Professor de Direito Usual do Colégio Nossa Senhora de Lourdes em Salvador; Professor de História Geral do Colégio São Luís em Salvador; Professor de Prática Forense e Orçamentária Judiciária da Faculdade de Direito da UFBA.

Atualmente, é Membro do Conselho de Ética Pública do Município de Salvador e advogado inscrito na OAB/Ba, sob nº 2931.